Cuidando de sua bolsa
Com os devidos cuidados, as bolsas de grife são projetadas para durar por mais que uma vida. Mantida em perfeito estado, é possível manter ou até mesmo elevar seu valor com o passar dos anos. No entanto, materiais como o couro, por exemplo, podem mudar de cor, escurecer (o efeito chamado pátina) ou perder a forma ao longo do tempo. A prevenção é a melhor forma de cuidar de sua bolsa e manter seu valor de mercado preservado, já que alguns danos são irreparáveis, como a perda de forma/estrutura da bolsa, manchas, riscos nas ferragens e etc.
Esteja ciente de que as instruções de cuidados com as bolsas descritas a seguir refletem apenas nossa própria experiência e conhecimento com as bolsas. A limpeza incorreta por conta própria ou o uso incorreto de produtos comerciais representam um risco para o couro da sua bolsa. Não assumimos qualquer responsabilidade por quaisquer danos causados por tentativas incorretas de limpeza ou manutenção. Caso tenha dúvida ou precise de alguma ajuda não deixe de nos contatar.
Higienização de Bolsas Hermès
Couro Clássico
Manuseio com cuidado.
1. Use um tecido de microfibra para remover qualquer sujeira solta ou poeira do hardware e uma escova macia para rachaduras difíceis de alcançar. Para sujeiras mais persistentes, você pode tentar um limpador de couro comercial, por sua própria conta e risco. Na BAGGAB, utilizamos e confiamos no JASON MARKK PREMIUM SHOE CLEANER. Sempre experimente primeiro o produto em um canto imperceptível e veja se o couro reage ao produto. Molhe otecidode microfibras em água misturada com um pouco de limpador, torça-o completamente e limpe a superfície da sua bolsa em movimentos suaves e circulares.
2. Sempre deixe sua bolsa secar naturalmente, e mantenha-a longe da influência direta da luz solar ou do calor (radiadores, secadores de cabelo e outros).
3. Não utilize produtos oleosos, à base de álcool ou perfume, etc.
4. Evite esfregar a bolsa em roupas escuras, cruas ou enfeitadas. Tome cuidado com a transferência de cor que pode ocorrer em caso de toque da bolsa (em tons claros) com roupas escuras, cruas, enfeitadas e jeans. Algo a se considerar especialmente se você for uma bolsa transversal que fique perto do quadril.
5. Considere um tratamento de spa profissional a cada 1-2 anos.
Camurça
Manuseio com o máximo cuidado.
O Camurça é um tipo de couro que requer cuidados especializados (por exemplo, o Veau Doblis da Hermès). A superfície sensível exige cuidados extras, pois a transferência de cor e as influências externas podem danificá-la irreversivelmente.
Use uma escova de camurça para cuidados ocasionais, para remover a sujeira e restaurar a textura natural da camurça.
Couro exótico
Manuseio com extremo cuidado!
Você deve sempre buscar a ajuda de um especialista quando se tratar de cuidar de sua bolsa exótica. Peles exóticas podem secar com o tempo sem nutrição adequada, especialmente as escamas de lagarto tendem a rachar. A maneira mais segura de limpar uma pele exótica é usar um pano de microfibra seco para limpar suavemente a parte externa e interna da bolsa, sempre na direção natural das escamas (especialmente para couro de Lagarto) e mantê-la longe da água
Higienização Bolsas Chanel
Couro Clássico
Manuseio com cuidado.
Quanto mais granulada a textura do couro da sua bolsa Chanel, mais resistente ela geralmente é. O Lambskin (Pele de cordeiro), por exemplo, é um couro ultra-suave, sendo o mais delicado entre os couros clássicos da Chanel, enquanto o Caviar (Couro de bezerro) é bastante robusto. Já o Calfskin (Couro de bezerro não tratado), com um grão fino, suave mas também um pouco mais resistente que o Lambskin (Pele de cordeiro).
podemos considera-lo como intermediário entre o Lambskin e o Caviar.
1. Use um tecido de microfibras macio e seco para remover sujeiras pequenas.
2. Não recomendamos o uso de água para limpar o couro da sua bolsa. Dependendo da dureza da água em sua região, você pode acabar com linhas de água persistentes e manchas de secagem. Na BAGGAB, utilizamos e confiamos no COLLONIL 1909 NEUTRAL LEATHER CREAM, é incolor e feito especificamente para cuidados com couros de alta qualidade, recomendamos o uso 1 vez por ano, da seguinte forma:
- Esfregue cuidadosamente o condicionador no couro da sua bolsa Chanel com um tecido de microfibra macio, seco e limpo.
- Deixe sua bolsa Chanel descansar por meia hora enquanto o couro a absorve.
- Remova suavemente os resíduos do produto com um tecido de microfibra limpo e seco.
3. Mantenha longe de água, acetona, perfume, óleos, etc e evite aranhões, especialmente no couro Lambskin (Pele de cordeiro).
5. Pequenos arranhões podem ser facilmente removidos com o dedo, ou óleos naturais de pele, por sua própria conta e risco, ou com o pano de polimento que vem com a bolsa. Mas arranhões mais profundos, manchas ou fricção nos cantos da bolsa são corrigidos com menos facilidade.
6. Tome cuidado com a transferência de cor que pode ocorrer em caso de toque da bolsa (em tons claros) com roupas escuras, cruas, enfeitadas e jeans. Algo a se considerar especialmente se você for uma bolsa transversal que fique perto do quadril.
7. Considere um tratamento de spa profissional a cada 1-2 anos.
Couro delicado (Com revestimento metálico, envernizadas ou camurça)
Manuseio com cuidado extra.
Bolsas com couro delicado requerem maior manutenção do que suas contrapartes clássicas sem revestimento.
1. Use um pano de microfibra seco e macio ou uma escova de camurça suave para limpeza ocasional.
2. Mantenha longe de água, acetona, perfume, óleos.
3. Tome cuidado com a transferência de cor que pode ocorrer em caso de toque da bolsa (em tons claros) com roupas escuras, cruas, enfeitadas e jeans. Algo a se considerar especialmente se você for uma bolsa transversal que fique perto do quadril.
4. Considere um tratamento de spa profissional a cada 1-2 anos.
Tecido fino e delicado (Seda brocade, Tweed, Canva, Jeans e Veludo)
Manuseio com o máximo cuidado.
Esses tipos de materiais exigem cuidados extras e assistência especializada.
1. Use um tecido suave ou escova para limpeza ocasional. Recomendamos entregá-lo para limpeza a seco profissional em um spa de bolsas.
2. Mantenha longe de água, acetona, perfume, óleos.
3. Tome cuidado com a transferência de cor que pode ocorrer em caso de toque da bolsa (em tons claros) com roupas escuras, cruas, enfeitadas e jeans. Algo a se considerar especialmente se você for uma bolsa transversal que fique perto do quadril.
4. Considere um tratamento de spa profissional a cada 1-2 anos.
Bolsas de edições especiais e de passarela (Bordados artístico, Vime de madeira, Pérolas, Lantejoulas, Shearling (lã de cordeiro), Acrílico)
Manuseio extremamente delicado.
O auge da seleção de colecionadores requerem cuidados profissionais.
1. Use um tecido de microfibra seco para cuidados ocasionais.
2. Remover manualmente ou escovar cuidadosamente qualquer sujeira ocasional.
3. Um polidor profissional pode erradicar arranhões do acrílico.
4. Mantenha longe de água, acetona, perfume, óleos, etc.
5. Evitar atrito com materiais delicados.
6. Não use nenhum detergente de limpeza.
7. Tome cuidado com a transferência de cor que pode ocorrer em caso de toque da bolsa (em tons claros) com roupas escuras, cruas, enfeitadas e jeans. Algo a se considerar especialmente se você for uma bolsa transversal que fique perto do quadril.
7. Considere um tratamento de spa profissional a cada 1-2 anos.
Couro Exótico
Manuseio extremamente delicado.
A Chanel descontinuou a produção de bolsas de couro exótica no final de 2018, entretanto esses itens são muito procurados no mercado de revenda e devem ser cuidados de acordo. Entre os couros exóticos da Chanel, o Python é provavelmente a mais sensível, enquanto a Lizard (Couro de lagarto) tende a ressecar e quebrar sem os devidos cuidados. Em comparação, o couro de Arraia – ou galuchat – é mais resistente.
1. Use um tecido de microfibra seco para limpeza ocasional sempre em direção as escamas.
2. Recomendamos levar a bolsa para um tratamento em SPA de bolsa quando as escamas começarem a enrolar, rachar ou perder a forma.
3. Tome cuidado com a transferência de cor que pode ocorrer em caso de toque da bolsa (em tons claros) com roupas escuras, cruas, enfeitadas e jeans. Algo a se considerar especialmente se você for uma bolsa transversal que fique perto do quadril.
4. Mantenha longe de qualquer tipo de água, acetona, perfume, óleos.
5. Nunca escove contra a direção natural das escamas.
Armazenamento
Recomendamos não usar bolsas de couro todos os dias. Como matéria orgânica, o couro precisa de tempo para descansar, respirar e se recuperar das condições ambientais. Idealmente, você também deve esvaziar sua bolsa todas as vezes após usá-la e armazená-la com segurança seguindo as dicas abaixo:
1. Esvazie-a e preencha-a, delicadamente, com um Modeladores de Bolsas BAGGAB específico e adequado, o qual ajuda a preservar sua forma original e mantê-la em pé.
2. Proteja o couro da bolsa das alças de corrente. Caso a alça seja removível, retire-a e coloque-a dentro da bolsa ou dust bag. Caso a alça não seja removível, se aplicável, coloque-a no interior da bolsa e/ou enrole-a em dust bag/embalagem original extra. Se guardadas por um longe período de maneira incorreta, podem acarretar em marcas indesejadas no couro. Certifique-se de que as alças superiores não estejam dobradas ou comprimidas.
3. Sempre armazene a bolsa em um local seco e fresco (a umidade atrairá mofo) e livre de poeira. Certifique-se de que o ambiente está ventilado, à temperatura ambiente e de preferência no escuro. A posição ideal de armazenamento é na posição vertical, numa prateleira aberta com espaço suficiente entre uma bolsa e outra. Caso a bolsa não possa ficar na posição vertical, guarde-a em sua dust bag e caixa. Neste caso, sempre que possível altere as posições de armazenamento: Na posição vertical, deitado ou pendurado em um cabide de bolsa específico. Mudar de posição a manterá em ótima forma. Se você guardar sua bolsa dentro da dust bag e caixa, mantenha a tampa aberta para ter certeza de que o couro ainda ficará exposto à circulação de ar.
4. Verifique a melhor forma de guardar sua bolsa, se fechada ou aberta, para evitar que as alças se estiquem e marquem as ferragens.
5. Se aplicável, guarde também as ferragens (Ex. chaves e cadeados das bolsas Hèrmes) dentro da dust bag extra (ou embalagens originais) da bolsa. Nunca use fita adesiva ou produtos similares desconhecidos (não confiáveis) ou não testados nas ferragens das bolsas, os quais podem danificar o folheado a ouro.
6. Proteja a bolsa do calor e da luz prolongados, os quais podem alterar a cor e ressecar o couro. Bolsas personalizadas não devem ser superexpostas à luz solar direta.
7. Nunca guarde as bolsas tocando pele com pele.
8. Nunca guarde as bolsas em sacolas plásticas ou contêineres.
Quando em uso
1. Proteja a bolsa de umidade, produtos oleosos como maquiagem, cremes, protetor solar, canetas (esferográficas), álcool gel, perfumes e outros produtos à base de álcool.
2. Guarde objetos pontiagudos como chaves, lixas de unha, canetas ou itens de maquiagem que podem ser derramados em uma necessers (ou organizadores extra) para evitar arranhões ou marcas no couro dentro da bolsa. Cuidado com as unhas ao manusear a bolsa.
3. Não coloque sua bolsa no chão para se certificar de que não será exposta a sujeira, cacos de vidro, líquidos derramados e outros. Em vez disso, utilize um cabide de bolsa portátil para prender sua bolsa a uma mesa ou cadeira.
4. Caso a bolsa entre em contato com água e/outro líquido, limpe-a imediatamente com um pano macio e sem fiapos ou sujeiras.
5. Mantenha uma capa de chuva, que acompanha o item ou sacola plástica dentro de sua bolsa, em caso de emergências com pancada de chuva.
6. Cuidado com a transferência de cores. Evite esfregar a bolsa em roupas escuras ou jeans, especialmente bolsas em tom claro e e cuidado com roupas com enfeites, como lantejoulas. Algo a se considerar especialmente se for uma bolsa transversal que fique perto do quadril.
7. Quando possível, recomendamos manter um Modelador de Bolsas BAGGAB dentro da bolsa, mesmo quando ela estiver em uso. O Modelador de Bolsa proporciona um aspecto visual mais interessante, sustentando e preservando a forma original da bolsa.
8. Não sobrecarregar a bolsa e evite carregar objetos muito pesados ou volumosos. Ao fazer isso, você protege as alças de tensões e sua bolsa ficará na forma adequada.
9. Sempre cubra sua bolsa da chuva, pois manchas de água severas requerem limpeza e restauração profissionais, especialmente couro exóticos. Caso a bolsa pegue chuva, assim que possível, limpe-a imediatamente e cuidadosamente, usando um pano de microfibras sem fiapos.
10. Limpe pequenas manchas o mais rápido possível e consulte um profissional de couro para questões mais difíceis.
11. Para bolsas com alças de mão, recomendamos adornar a alça com lenço, o qual além de deixá-la bela, evitará o contato da alça com produtos utilizados nas mãos como álcool gel, cremes e afins.
SPA
Considere também tratamentos regulares no spa das marcas a cada 24 meses aproximadamente ou mais frequentemente em caso de uso diário da bolsa. Retoques ou mesmo restaurações, afim de manter e bolsa em perfeitas condições devem ser avaliados de tempos em tempos.
Ferragens
Para limpeza das ferragens, use um pano de microfibra para remover qualquer sujeira solta ou poeira e um pincel macio (de pintura infantil por exemplo) para limpar rachaduras difíceis de alcançar.
As ferragens das bolsas estão sujeitas a oxidação com o passar do tempos. Caso isto aconteça, recomendamos o uso de um polidor profissional de joias.