Uma conversa com Simara Moreira, fundadora e diretora geral por trás da BAGGAB
“Meu maior desafio hoje na BAGGAB é construir a confiança de nossos clientes, especialmente no que diz respeito à autenticação. Nossos clientes precisam ter certeza de que somos confiáveis.”
Simara Moreira - Fundadora e Diretora Geral
Antes da BAGGAB
Eu me formei em Engenharia da Computação pelo INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações). Durante meus estudos, me interessei pelo empreendedorismo e desenvolvi alguns projetos relacionados no Instituto. Quando me formei, atuei como especialista e executiva na área de TI & Telecomunicações em grandes empresas como Vivo, Tim, Oi e multinacionais como Nokia e Accenture. Foram grandes oportunidade para meu crescimento pessoal e profissional, onde conheci pessoas extraordinárias e adquiri experiências inimagináveis. Meu maior desafio nesta época foi me desenvolver tecnicamente e fortalecer meu relacionamento interpessoal e comercial.
A ideia
Sempre carreguei comigo uma paixão por moda, bolsas, artigos de luxo e um desejo por empreender. Em 2020, comecei a amadurecer uma ideia de criar uma startup e passei a estudar a fundo o mercado de comercialização de artigos de luxo de segunda mão, em especial, bolsas. Percebi que tal segmento tinha um grande potencial e estava cada dia mais ansiosa para explora-lo. Foi então que, em 2021, quando a ideia e a abordagem estavam maduras o suficiente para fazer disso um grande projeto, que fundei a BAGGAB LTDA, uma startup de recommerce de bolsas de marcas de alto valor, direcionada exclusivamente para bolsas.
Direção
Assumi então, a frente da BAGGAB, sendo a responsável não somente pelas operações como um todo, mas também por dirigir e estilizar sessões de fotos e supervisionar nossos canais de marketing digital, desde a funcionalidade de nosso site (que eu mesma desenvolvi) até mídias sociais e ideias para nosso jornal online.
Penso, continuamente, em estratégias de negócio e como implementa-las para que tudo funcione conforme o planejado e cresça. Procuro valorizar a marca e tudo que está ligado a ela. Uma das minhas diretrizes originais, era garantir que a imagem da marca transmitisse primeiramente nosso profissionalismo, e que acima de tudo tivesse integridade e pensamento por trás dela. Nossos clientes sabem exatamente o que querem e é nisso que a BAGGAB está focada diariamente.
Sempre fico orgulhosa quando vejo os resultados que a BAGGAB vem tendo, desde de uma sessão de fotos a um feedback positivo. Quando você vai do quase nada ao lançamento de uma empresa, há muitas coisas das quais se orgulhar.
Time
A BAGGAB conta atualmente, com um time de terceiros e freelancers que abrange fotógrafo, videomaker, assistente auxiliar, motoboy, contador, autenticadores profissionais e costureira (para um produto de nossa própria criação que estamos lançando no mercado brasileiro: os Modeladores de bolsas (Produto protegido por patente).
Oportunidades de trabalho em diversos seguimentos estão por vir.
Desafio
Meu maior desafio na BAGGAB é construir a confiança de nossos clientes, especialmente no que diz respeito à autenticação, por isso nos concentramos em uma comunicação sempre clara e transparente. Nossos clientes precisam ter certeza de que somos confiáveis.
Pensar da mesma maneira que nossos clientes é também um ponto crucial. Pensamento ágil, mente aberta e resiliência são fundamentais para alavancar.
Objetivos a curto e longo prazo
Existem serviços e produtos que planejamos lançar de imediato (e nos próximos dois anos) que ajudarão nossos clientes com suas bolsas. E até mesmo pacotes de seguro especiais.
Nosso objetivo a longo prazo, é se tornar o ponto de referência no Brasil (e depois globalmente) para bolsas de grife de segunda mão, em especial para bolsas Hermès.
Estamos buscando investidores para expandir nossos negócios e implementar essas novas ideias.
Branding - O nome e identidade visual
COMPOSIÇÃO DO NOME E SÍMBOLO
O design da marca, assim como a construção do símbolo, tem um base minimalista e elegante.
BAGGAB - o nome da marca - vem do produto (“BAG” - Bolsa em Inglês) vinculado ao nome de meu filho Gabriel (“GAB”). Basicamente é um nome com apenas 3 letras, que foram rebatidas.
Quanto ao símbolo, a ideia foi trabalhar a inicial B, assim como também o diamante em formato de losango, que é um símbolo naturamente feminino. O diamante remete a algo exclusivo, elegante e durável.
E por fim, para fechar com muita sofisticação o conceito total do símbolo, também entra em cena, o aspecto subjetivo de uma bolsa clássica e atemporal, com o elemento central remetendo ao fecho.
O símbolo abrilhanta e fortalece a marca, compondo perfeitamente com a tipografia e o estilo da marca como um todo.
Design e branding por @mabelsimioni.
Um pouco sobre mim
Simara Moreira - Fundadora e Diretora Geral
- Nasci em Minas Gerais.
- Sou a filha do meio.
- Tenho um filho.
- Engenheira por formação. Saí de casa aos 18 anos para estudar Engenharia. Trabalhei em multi nacionais por mais de 10 anos. Em 2018 saí do CLT para empreender.
- Falo 3 línguas fluentemente.
- Me orgulho de chegar onde cheguei.
- A psicanálise me encanta.
- Amo a independência e liberdade.
- Quando criança, queria ser astronauta.
- Não gosto de gente acomodada e de gente que se julga superior.
- Objetivos: Crescer minha empresa e educar meu filho.
- Hobby’s: Eu amo passar tempo com meu filho Gabriel, 4 anos, quando estou com ele me desligo de tudo e toda minha atenção é dele. Viajar também é um hobby, me abre a mente e me traz novas ideias e perspectivas sobre o que estou fazendo, é uma ótima ferramenta para refletir. E por fim, no meu tempo livre, adoro jogar poker. O jogo desperta em mim meu espírito competitivo, e engenheira que sou, gosto de explorar a matemática jogo e pensar em estratégias claras para atingir meus objetivos.
Bem-vindo à BAGGAB. É um prazer te ter por aqui!
Simara Moreira
Parabéns pelo seu ótimo trabalho… Ótima profissional e modelo… Estas bolsas são incríveis!
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